Pesquisa personalizada

sábado, 13 de setembro de 2008

Os 10 Pecados Capitais

Todas sabemos que maquiagem é bom, todo mundo gosta, porém, todo cuidado é pouco na hora de evitar aqueles pecados capitais que fazem-nos ir do luxo ao lixo em um toque de blush.

Inspirada por este texto retirado do Total Beauty, resolvi fazer um resuminho, com alguns comentários meus, dos toques da especialista Fiona Stiles:

1 - Sobrancelhas excessivamente finas:

"Caso você perceba ou alguém lhe diga que suas sobrancelhas estão muito finas, afaste-se do espelho, largue as pinças e tesouras e remodele-as!" - diz Fiona - "Ou seja, você precisa deixar que elas cresçam! Este é um dos piores dilemas de beleza de ser resolvido, pois é tentador limpar todos os novos pêlinhos que vão crescendo, porém, deve-se deixá-los crescer para descobrir qual o melhor formato de sobrancelha que complementa o seu rosto".

Aqui a dica é preencher os vãos do arco com leves traços de lápis marrom ou sombra marrom bem espalhada para um efeito natural. E mais: procurar um bom designer de sobrancelhas que tenha conceitos como visagismo em seu trabalho.



2 - Batom muito escuro: 

Certo, sei que a tendência do outono são os tons dark, porém, por mais trendy que seja, todo cuidado é pouco, pois esses tons envelhecem. Deve-se respeitar o clima na região onde se vive, primeiramente.

A maquiadora diz: "Evite desenhar os lábios com um delineador labial mais escuro que o batom a todo custo, principalmente se você não estiver pensando em preenchê-los. Se você realmente gostar de lábios bem escuros, tente novas gamas de cores! Tente usar um gloss mais escuro ou uma versão levemente metalizada ou cremosa do tom quevocê já está acostumada".



3 - Não espalhar corretamente a base:

Sei que nem todas tem habilidade, paciência, tempo ou disposição pra comprar dezenas de pincéis diferentes pra cada corretivo e base que hoje existe no mercado, porém, um kit de esponjinhas já ajuda muuuuito e podem ser encontradas a preços baratíssimos nas melhores casas de cabelereiro.

Uma base mal espalhada vai ter um péssimo acabamento e o resultado é uma maquiagem falha e com cara de exagero.

A dica de Fiona para esses casos é "Apenas usar base onde você precisa e apenas tentar espalhar além da linha do seu queixo caso o seu rosto não tenha a mesma cor do seu pescoço. Além disso, a chave é ter algumas boas ferramentas, como alguns bons pincéis que fazem todo a diferença entre a maquiagem comum e a bem finalizada".



4 - Cor de base errada:

Num país como o nosso, onde a miscigenação é um pressuposto, é meio difícil enquadrar cada uma em cores como claro, médio e escuro, assim sendo, vale a pena bater perna e fazer diversas tentativas.

E mais! Aquela base que fica boa no inverno, talvez não fique boa no verão, pois a pele muda de tom naturalmente de acordo com a exposição solar.

Uma dica é procurar na sua cidade um lugar onde venda maquiagens de marcas conhecidas, sejam nacionais ou estrangeiras, em busca de referências de cores e texturas, caso você queira comprar em algum lugar ou pedir para aquela sua amiga rica que tira férias de verão na Europa lhe trazer alguma coisa do freeshop.

Dica da maquiadora: "Toda mulher deveria ter, pelo menos, duas cores diferentes de base, de preferência, três. Assim, você sempre vai ter como misturar as cores em busca do tom exato da sua pele por todo o ano.

Foque-se em encontrar uma boa fórmula que funcione na sua pele e não a deixe alaranjada (conseqüência da oxidação) quando ela interagir com os óleos da sua pele. Mantenha em mente que a cor de seu rosto deve acompanhar a do corpo. Bases cremosas são melhores se seu rosto é mais pálido que seu peito. Hidratantes coloridos são ótimos se você não precisar de muita cobertura da pele)." 



5 - Excesso de maquiagem:

Aquela dica da mamãe de usar blusinha com calça jeans e moletom com sainha funciona pra maquiagem também. Apenas uma parte do seu rosto deve ser destaque de cada vez. Isso valoriza o visual como um todo. Tente realçar aquilo que você quer que as pessoas reparem, seja um boca sexy ou um olhar felino.

"Olhão e bocão quando usados com um rosto todo coberto por base, blush e pó bronzant só vão fazer com que você pareça mais velha.

Combine um batom de cor chamativa com um rosto leve e natural, sem muita base, blush ou maquiagem nos olhos.

Caso queira chamar a atenção pra região dos olhos, pegue leve na boca, com um tom pálido levemente brilhante, que vai tornar o look mais forte e interessante. Qualquer tom na pele ou pesado ou com várias camadas vai lhe envelhecer." - diz Fiona Stiles.



6 - Rímel ressecado:

"As mulheres tendem a manter as suas maquiagens por muito mais tempo do que deveriam. Ressecamento é uma boa prova de que ou seu rímel não tem uma boa formulação ou de que ele precisa ser trocado, mesmo você tendo terminado o tubo ou não.

Caso você perceba que seu rímel escorre ou borra embaixo de seus olhos durante o dia, tente uma fórmula à prova d'água e já que rímeis à prova d'água são difíceis de serem retirados, uma solução é usar o seu rímel comum e só dar uma pincelada com o à prova d'água por cima dele ou apenas nos cílios de baixo."

Apenas ressaltando que, em alguns casos, usar rímel na parte de baixo dos olhos pode dar a cara de visual pouco natural ou excessivamente "boneca", então, cuidado!! E só retirem o rímel com bons demaquilantes.



7 - Uso excessivo de glitter:

"A coisa que mais me incomoda sobre uso do glitter na maquiagem, além do fato de que ele não deveria ser usado por ninguém que tenha mais de 14 anos, é que ele fica 'passeando' pelo seu rosto, deixando alguns estranhos pontos brilhantes onde eles não deveriam estar.

Se você é uma pessoa que gosta de glitter e que precisa expressar isso através de sua maquiagem, uma opção mais adulta é usar sombras que contenham leves brilhos em sua formulação."

Acho que todas concordam com isso, né? Sem falar que sombras brilhantes realçam ruguinhas e dobrinhas dessa região do rosto, coisa nada boa!!! 



8 - Excesso de pó bronzant:

Chame-o de pó bronzant, bronzer ou bronzeador, acho um must have pra mulher brasileira, pois realça a morenice faceira mesmo daquelas que moram no sul do Brasil (Marina, oi!) até aquelas que moram no norte (Lu Brasil, oi!). 

"Muito bronzer pode fazer com que seu rosto pareça ou sujo ou alaranjado ou muito brilhante, caso você não esteja usando um pó matte (sem brilho).

Eu gosto de bronzers com um pouquinho de brilho, então, apenas tome cuidado na hora da aplicação ou você será culpada do erro número 9!!! 

A cor de seu bronzer, assim como a das bases, deve mudar ao longo do ano também. Um pouco de bronzer no inverno pode lhe dar um toque de verão, sem que você pareça muito bronzeada."



9 - Muito iluminador:

"Um ou dois produtos iluminadores podem fazer sua maquiagem parecer leve e brilhante. Muito iluminador pode fazer ela parecer muito, muito estranha. Você corre o risco da textura do seu rosto diferenciar-se da textura do seu corpo.

Há algums lugares onde produtos iluminadores funcionam: ossos da face, canto interno do olho (perto do canal lacrimal) e se os produtos forem fluidos e delicados o bastante, funcionam até na região de debaixo do olho (Corretivos como o YSL Touche Eclat tem esse tipo de luminescência que ajuda a combater as olheiras escuras).

Evite usar conjuntamente pó iluminador nos ossos da face e uma sombra brilhante. O que fica bons nas revistas nem sempre fica bom na vida real."

Acho que é mais um desdobramento do mandamento de "não pecar pelo excesso" exposto aqui. 



10 - Negligenciar a sua pele:

Essa, com certeza, é uma constatação que eu reafirmo: usem filtro solar! E não é papo de mãe e nem de vó, não! Uma das minhas melhores sensações foi ver a minha dermatologista falando que a minha pele estava internamente muito boa, apesar das marcas de acne! A pele não é só o que se vê. Ela tem várias camadas e várias estruturas que devem ser cuidadas profundamente com o auxílio de hidratantes e filtros solares. 

Além de prevenir o envelhecimnento precoce, previne males como o câncer, gente!

"Bons artistas começam com uma boa tela, a qual é difícil de alcançar se você não estiver cuidando de sua pele. Não consigo expressar a importância de bons cuidados com a pele. Hábitos como fumar e dormir pouco e nenhuma proteção solar são uma mistura dos hábitos que contribuem pra uma pele precária.

Não use qualquer produto. Procure um especialista e faça várias pesquisas para achar um bom sabonete, hidratante e use apenas produtos indicados pro seu tipo de pele e pra tratamentos específicos dos problemas que sua pele ocasionalmente tenha."

Amy Winehouse Bad Skin
Ai, gente! Sei que horrível, mas foto de falta de cuidado com a pele funciona que nem foto na carteira de cigarro, tem que mostrar o pior possível!

Então, é isso! Cuidem bem de sua pele que a maquiagem naturalmente ficará melhor! Beijos!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Adoreiii os 10 itens, e apesar de parecer coisas básicas tem muita gente que sai de casa com batom escurão, base errada e kilos de glitter no rosto. muito legal o post.
bjus

Amanda Albuquerque disse...

Realmente tem gente que exagera colocando muita informação no rosto ao mesmo tempo.

Pode add meu blog no seu?

Bárbara Martins disse...

Moniik,

às vezes, as pessoas nem fazem por mal, entende? Erros na maquiagem são tão naturais... Principalmente vindo de pessoas que tem ou muitos tipos de maquiagem diferentes ou muito pouca maquiagem, pois ambas tem a tendência de querer mostrar a maquiagem com "força total", acredita?


Amanda,

Claro que posso, obrigada por adicionar também ! Sempre é legal ver gente de fora do eixo sudeste botando a banca no ramo da moda. Parabéns!

Verónica Frágola disse...

gostei muito das dicas! eu amo minha pele e cuido demais!
Desculpa o meu pobre portugues!
Beijos